domingo, 30 de maio de 2010

Empadão de peixes e grelos


Olá, minhas ricas meninas!

Ontem fui ao Bolhão. Conhecem? É um mercado maravilhoso e centenário na baixa do Porto, onde já ia em pequena com a minha mãe, e a minha mãe ia também com a mãe dela. Lembro-me, por exemplo, de que a minha avó comprava morcelas a uma “senhora de confiança"! São memórias bonitas e pitorescas, sobretudo num tempo (ou então numa idade...) em que alguns de nós sentimos que já não temos muitas pessoas em quem confiar (por vezes, nem nos familiares mais próximos, o que é preocupante e assustador).

Bem, não importa. Ia dizendo, então, que fui ao Bolhão, o que implica inventar espaço no frigorífico ao chegar a casa. Ficou atestadíssimo, o que se agravou de tarde, quando fiz um bolo com calda de chantilly e morangos que também precisou de frio. Por isso, hoje tive mesmo de desbastar os 500 mil tupperwares (mentira, tupperwares mesmo só tenho 4! (acabo de me aperceber que não sei do paradeiro do maior!). Ora fiz, portanto, uma receita de APROVEITAMENTOS!
Numa assadeira untada com Vaqueiro líquida (e utilizando o truque da Soraia de espalhar com pincel de silicone ;)), dispus em camadas arroz branco cozido, ovo cozido às rodelas e grelos salteados em azeite. Por cima, umas sobras de peixe-espada, tamboril e ainda ½ alheira de bacalhau (esta não foi comprada a uma “senhora de confiança”, mas sim na Makro...). A rematar, 2 ovos batidos com mistura de três queijos ralados. Forno e miammm!


Um bom domingo para todas!

10 comentários:

  1. Olá.
    O Bolhão é realmente uma obra que não se deve deixar perder... está cheia de tradição, mesmo no centro Porto. A última vez que o visitei estava cheio de andaimes, espero que seja bom sinal!
    O empadão deve ter ficado uma delícia.
    Bjs e uma boa semana

    ResponderEliminar
  2. Bolhão só conheço de nome e de ter passado á porta,nunca tive o prazer de entrar,optima sugestao de aproveitamentos,quanto ao desabafo,infelizmente cada vez é mais dificil acreditar e confiar,bjs

    ResponderEliminar
  3. UAU QUE DELICIA ESSES APROVEITAMENTOS ESTÁ COM UMA CARA ÓTIMA!!!
    BEIJO BOA SEMANA!

    ResponderEliminar
  4. Forno e miammm, mesmo! Parece-me delicioso!
    Quanto ao Bolhão, se já lá fui nem me lembro! Devo ter ido, mas muito pequenina. A ver se este ano dou ai um saltinho para refrescar a memória!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. eu so conheço mesmo de nome. mas a ida a um meracdo e sempre assim
    um jantar bem bom este mesmo com aproveitamentos
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Miauuuuuuuuuuuuuuuu que maravilha M. jinhosss

    ResponderEliminar
  7. Uma óptima maneira de se comer peixe, está fantástico.

    ResponderEliminar
  8. Eu adoraria este prato de certo, os esquisitos cá em casa com o peixe é k iam torcer o nariz...
    Mas hei-de testar, pelo menos o grande cá de casa vai comer..lol :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Me encanta esta receta, aunque, en mi caso, tendré que hacerla con espinacas o acelgas, es que por Asturias no se venden los grelos.

    Un besote, mi solete.

    Vamosalculete.

    ResponderEliminar
  10. Eu moro na baixa do Porto pelo que vou muitas vezes ao Bolhão, além disso trabalho em turismo e o bolhão faz parte obrigatória da visita ao Porto.
    Adoro as vendedoras, os pregões, os cheiros...

    Esse empadão tem óptimo aspecto

    bjs

    ResponderEliminar