sábado, 1 de agosto de 2009

Madalenas



Dantes, os Invernos eram maiores e mesmo no Verão chovia mais. Talvez por isso eu fique extasiada com um dia enevoado. Lembra-me da infância, da adolescência, enfim, de quando as coisas eram tão diferentes. E hoje está assim…

“O Guia da Cozinheira” desta imagem ficava numa gaveta da cozinha dos meus pais, raramente consultado. Uma das escassas consultas foi quando a minha mãe decidiu fazer Madalenas, sendo ela própria uma, tal como eu.

Esta manhã foi a minha vez. Assim, bati 150 g de açúcar com 3 ovos grandes, juntei 2 colheres de sopa bem cheias de margarina derretida, adicionei 100 g de farinha, 1 colher de sobremesa de fermento e 1 colher de sopa de raspa de limão. Tudo bem mexido, foi ao forno em 6 formas de queques, a 150 ºC, durante uns 20 minutos.

O livro já está todo roído e ainda levou hoje com meia clara em cima, mas gosto tanto dele!

3 comentários:

  1. Agora fiquei com água na boca, hoje tb apetecia-me ter feito algo doce e não fiz.
    Ficaram uma delicia.
    bjsss

    ResponderEliminar
  2. Este é um daqueles posts para recordar. Revela uma pessoa muito inteligente, sensível e... doce. Excelente!

    ResponderEliminar
  3. Querida Madalena
    Como a entendo! Gostar de culinária e encontrar um livro que pertenceu à avó e à mãe deve ser uma sensação única e logo vem uma enorme vontade de preparar todas aquelas receitas! Isso dá para reviver, através de todos os sentidos, um passado que podemos de certa forma tornar ,ais próximi.
    Vou experimentar, assim que puder, dado que é um docinho para qualquer ocasião.
    Obrigada pela partilha.
    Um beijinho
    Beatriz
    Beatriz

    ResponderEliminar